quarta-feira, 13 de maio de 2015

Moussaka grega

Moussaka grega
A receita que vamos partilhar hoje é a moussaka grega, é uma receita fácil de fazer  e que demora sensivelmente duas horas. Esta receita dá para seis pessoas e são necessários os seguintes ingredientes:
Carne:
-500g de Carne picada (novilho, porco ou mistura das duas)
-3 Dentes de alho
-2 Colheres (sopa) de azeite
-1 Colher (Chá) de orégãos
-1 Lata de tomate pelado
-3 Colheres (sopa) de polpa de tomate
-1 Pitada de canela em pó
-Sal q.b.
-Pimenta acaba de moer q.b.

Beringelas:
-3 Beringelas grandes
-1dl de Azeite
-Sal e Pimenta q.b.
-Oregãos para polvilhar
-Papel de aluminio
-4 Batatas
-Óleo de fritar
-Papel de cozinha
Molho bechamel:
-50g de Manteiga
-50g de Farinha
-6dl de Leite quente
-2 Gemas
-1 Ovo inteiro
-1 Pitada de noz moscada
-Sal e Pimenta q.b.
1)- Começamos por ligar o forno a 180ºC. Lavamos as beringelas, cortamos em fatias no sentido do comprimento, pincelamos com azeite e colocamos num tabuleiro forrado com papel de aluminio. Temperamos com sal, pimenta e oregãos, cubrimos com papel de aluminio e levamos ao forno durante vinte e cinco minutos. Retiramos e reservamos.
2)-Depois descascamos a cebola e os alhos, picamos tudo finamente e deitamos para um tacho juntamente com o azeite. Levamos ao lume até a cebola ficar macia, acrescentamos a carne e mexemos bem até ficar solta. Adicionamos o tomate pícado com o molho, a polpa de tomate, a canela e os oregãos. Temperamos com sal e pimenta, mexemos e deixamos cozinhar tapado durante quinze minutos.
3)- Descascamos as batatas, cortamos em rodelas, lavamos, deixamos escorrer e fritamos em óleo quente. Depois de prontas retiramos e deixamos escorrer em papel absorvente.
4)-Aqui começamos a preparar o molho, levamos ao lume um tacho com manteiga até derreter. Juntamos a farinha e acrescentamos o leite quente aos poucos, mexendo sempre, até obtermos uma mistura cremosa. Adicionamos a noz-moscada, o sal e a pimenta, mexemos bem, retiramos do lume e deixamos arrefecer um pouco. Misturamos as gemas com o ovo e adicionamos ao molho, em fio, mexendo sempre.
5)-Por fim ligamos o forno a 180ºC. Num prato de forno previamente untado com azeite colocamos as camadas alternadas de beringela, rodelas de batatas e carne, sendo que a ultima camada deve ser de beringela. Cubrimos tudo com o molho bechamel e levamos ao forno durante vinte e cinco minutos até ficar douradinho.
Dica: Se preferir pode polvilhar a Moussaka com queijo ralado emental, mozarela ou outro queijo a gosto.

Bom apetite a todos!



Sem comentários:

Enviar um comentário